Receita e CTIR Gov alertam contribuintes para terem cuidado na hora de baixar aplicativos que se passam pelo oficial do IRPF.
A Receita Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificaram novas tentativas de fraudes e golpes voltados para enganar o contribuinte que está obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024.
Dessa vez, os órgãos se depararam com propagandas maliciosas para induzir os usuários a baixarem aplicativos falsos para realizar o envio da obrigação.
Os anúncios simulam aplicativos para declaração do IRPF e estão disponíveis nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android e a App Store para dispositivos iOS, o que acaba confundindo ainda mais o contribuinte.
Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação do CTIR Gov é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo está disponível neste link para Android, e neste para IOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.
FONTE: Contábeis