INSS adotará IA contra fraudes em atestados médicos.

| Contabilidade e Auditoria em Petrolina - PE

Compartilhe nas redes!

Profissionais que fraudarem atestados responderão criminalmente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende utilizar a Inteligência Artificial (IA) para identificar irregularidades em atestados médicos enviados ao órgão para solicitar benefícios, como o auxílio-doença.

A previsão é que um novo sistema com robôs, que realizarão análises em bancos de dados para identificar possíveis fraudes, seja implementado ainda neste mês. De acordo com o INSS, a ferramenta estará totalmente operacional no início de 2024.

Segundo o órgão, o sistema irá aprimorar a verificação de dados, principalmente no Atestmed, plataforma utilizada para o envio digital de documentação médica pelos segurados por meio do site ou do aplicativo Meu INSS. O objetivo é detectar fraudes, substituindo o método atual de monitoramento de atestados, que é realizado por amostragem.

A nova tecnologia também irá analisar dados como a identificação dos médicos, registros no CRM, a grafia dos profissionais e até disparos em massa do mesmo IP.

De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, quem fraudar atestados médicos vai responder criminalmente.

“Já identificamos alguns casos, e eles foram entregues à Polícia Federal, que tomará as medidas necessárias. E podem estar certos: a pessoa que apresentar atestado médico falso vai responder criminalmente”, alertou.

Filas do INSS

Recentemente, o INSS implementou várias medidas para reduzir a fila de solicitações de aposentadorias, pensões ou auxílios-doença. Isso inclui o envio de documentação por meio da plataforma do INSS, o pagamento de bônus a servidores que trabalham fora do horário regular para analisar processos, e o atendimento remoto via telemedicina no âmbito do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, em setembro, havia 1,63 milhão de pedidos aguardando análise, com diferentes percentuais de espera. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o governo pretende atender todos os pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios em até 30 dias até dezembro de 2024, reduzindo o prazo legal em 15 dias.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

| Contabilidade e Auditoria em Petrolina - PE

Retificação do IR: Tudo para evitar problemas com a Receita

Especialistas esclarecem dúvidas e dão dicas para você regularizar sua situação. A retificação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) é um procedimento importante para garantir que as informações prestadas à Receita Federal estejam corretas e completas, de acordo com

| Contabilidade e Auditoria em Petrolina - PE

Imposto de Renda 2024: Até que idade declarar dependentes?

Conheça as regras e estratégias essenciais para incluir dependentes na declaração do IR 2024 e otimizar seus benefícios fiscais. Conforme as normas do Imposto de Renda (IR), é viável incluir filhos ou enteados como dependentes até os 21 anos de idade. No

| Contabilidade e Auditoria em Petrolina - PE

MEI: Lucro e IR: Declaração Essencial

Somente o lucro líquido poderá ser declarado pelo MEI no IRPF, por ser considerado um rendimento tributável. O prazo para entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 já começou e os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam saber qual o seu rendimento do

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A principal mudança prevista pela Reforma Tributária será no PIS.…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top